segunda-feira, 7 de dezembro de 2009
Acabou-se
Bom pessoal, infelizmente, devido a problemas com documentos, fui obrigado a interromper definitivamente a reforma da CB. O antigo dono não conseguiu transferi-la para meu nome e acabou por pegá-la de volta, em troca me passou uma Sahara 96 (bem conservada!) mais a diferença. Felizmente ele concordou em pagar-me tudo o que eu gastei na moto. Vou ficar com saudade, mas fazer o quê? Mais pra frente quando Deus der bom tempo arranjo outra coisa pra brincar. Adeus pessoal, fica aqui o registro e espero que sirva de alguma ajuda pra alguém!
sábado, 9 de maio de 2009
Velocímetro Zerado
domingo, 26 de abril de 2009
Reforma das pedaleiras
Só não postei com o titulo de tutorial pq não é todo mundo que tem um torno e máquina de solda à disposição.
Bem, como minha moto será completamente refeita, não quero marcas do antigo dono dela. Sendo assim decidi reformar as minhas pedaleiras para que eu mesmo tenha o prazer de raspá-las, hehehe. Vamos num passo a passo:
Pedaleira raspada da CB
Desmonta tudo
Depois saca fora aquela parte esférica (eu usei uma serrinha, já que só é ponteada dos dois lados)
Agora comece a usinar um tarugo qqer que vc achar por aí numa sucata da sua oficina
Até ficar assim, depois corte e faça denovo, então vc terá
Duas peças de aço maciço
Como eu estava sem ferramenta de usinagem interna, usei brocas pra fazer o desbaste do encaixe dessa chapa
Então junte a chapa com a peça usinada e dê dois pontos de solda para uní-las (por favor, não reparem na solda... depois que pintar ela não ficará mais aparente). Então é só repetir o processo com a outra pedaleira:Não postei fotos da pedaleira montada pois vou aproveitar para juntar as ultimas peças que faltam pintar e mandar tudo de uma vez para o jateamento e pintura. Quanto será que custam pedaleiras novas?
sábado, 25 de abril de 2009
Motor na bancada
Ontem finalmente terminei de fazer uma bancada pra poder testar e ajustar meu motor fora do quadro, que está completamente desmontado por falta de pequenos detalhes e peças ainda não pintadas ou modifiadas. Nem liguei por faltar apenas dois parafusos do volante, os quais eu infelizmente perdi.
Acho que vai fazer um vbom barulho no campus, pq eu dei uma 'pedalada' no kick e ele resmungou bonito, dá até pra imaginar o som que ele vai fazer. Essa bancada deu um bom trabalho... Passei tres dias cortando pedaço de mesa sucateada da UFES e soldando metalon com uma máquina de solda horrível, chinguei muito e quase desisti, mas hoje eu vi que valeu a pena.
Acho que vai fazer um vbom barulho no campus, pq eu dei uma 'pedalada' no kick e ele resmungou bonito, dá até pra imaginar o som que ele vai fazer. Essa bancada deu um bom trabalho... Passei tres dias cortando pedaço de mesa sucateada da UFES e soldando metalon com uma máquina de solda horrível, chinguei muito e quase desisti, mas hoje eu vi que valeu a pena.
Edit:
Video do motor:
segunda-feira, 20 de abril de 2009
Novo carburador: CB 500
Hoje chegou o novo carburador que eu havia encomendado, o da CB500:
Dizem ser muito bom tanto na 400 como na 450. Além de ter um diâmetro de 34mm, contra 32 da 400, as peças internas são mais leves e com mais tecnologia, dando uma sensibilidade melhor ao conjunto tanto em acelerações qto velocidade final. Adeus ao meu velho carburador...
Esse vai para o museu, rsrs
domingo, 19 de abril de 2009
Suportes para pinças
sexta-feira, 17 de abril de 2009
Mais fotos dos discos
quinta-feira, 16 de abril de 2009
Novos discos de freio
Início da montagem do motor
Hoje finalmente comecei a montar o motor da CB, agora 440. Faz muito tempo que não posto aqui, o principal motivo é que não tenho feito muita coisa mesmo devia às aulas na faculdade, então essa reforma acaba ficando em segundo plano. Mas vamos lá:
Cabeçote depois de retrabalhado, ficou muito bom. Quando fui pegar ele o cara tava até animado pq segundo ele gostou de fazer o serviço no cabeçote. Ainda não tenho os dados so teste da bancada de fluxo, assim que tiver eu posto aqui.
Escape depois de retrabalhados, ficaram com uma superfície bem menos áspera do que era.
Pistões de liga hipereutética do kit 440, pela aparência pode-se dizer que tbm são forjados.
Pistões dentro da camisa, colocados com o auxílio de uma cinta.
Toda a montagem desse motor foi feita por mim e alguns amigos da faculdade que de vez em qdo estavam de bobeira lá por perto, esse motor tive que levar para a faculdade e estamos montando ele sempre nas horas de folga. Sempre consultando o manuale de peças e serviços e o site www.motos.pro.br e o fórum www.cbbrasil.com.br para tirar as dúvidas na hora de montar as peças novamente.
Ainda no que diz respeita à preparação, será usada a carburação da CB 500 eo comando de válvulas instalado é o da 450, que preoporciona um tempo maior de abertura das válvulas. Eu ia comprar um comando dimensionado para colocar nesse motor, porém ele custa 600 reais, enquanto o da 450 me custou 70 reais. Talves eu até coloque esse comando dimensionado um dia, mas por enquanto eu preciso terminar o resto da moto.
Nesse feriadão eu provavelmente termino de montar o resto do motor.
terça-feira, 17 de março de 2009
Novos Mostradores
Ontem recebi os novos mostradore do painel que havia encomendado para minha CB, que já estava com o painel meio apagado (mais no veocímetro). Porém não achei do modelo original, porém esse novo com fundo preto tbm é muito bonito. Ele é réplica das CB 400 estrangeiras, que usavam esse esquema de cor no painel.
sábado, 14 de março de 2009
Desmontagem das pinças
Hoje à tarde desmontei as pinças da CB, a situação estava bem ruim por dentro, parece que o fluido criou uma lama dentro delas, sem falar nos pistões bem oxidados. O sistwema flutuante nem funcionava.
Pistão oxidado.
Vou prepará-las para o jateamento e pintura a seco, assim como foi feito com o quadro. Terei que usinar uns pistões pra colocar no lugar dos originais só pra proteger do jato de areia e tinta, e tampar todos os orifícios com parafusos. Acho que tbm precisarei trocar o reparo de uma delas, pois estava um pouco mais corroído que o da outra.
Pistão oxidado.
Vou prepará-las para o jateamento e pintura a seco, assim como foi feito com o quadro. Terei que usinar uns pistões pra colocar no lugar dos originais só pra proteger do jato de areia e tinta, e tampar todos os orifícios com parafusos. Acho que tbm precisarei trocar o reparo de uma delas, pois estava um pouco mais corroído que o da outra.
sexta-feira, 13 de março de 2009
Quase lá
Pensei que ia terminar essa motoca até março. Engano meu. Não tinha planejado fazer o motor dela com tanto 'empenho', o que me atrasou muito e está me consumindo um pouco mais de dinheiro. Então, o Gran Finale fica pra abril, eu espero. Enquanto isso, essas semanas que fiquei sem postar foram bem produtivas:
Agora só estou esperando o meu cabeçote ficar pronto, deixei numa retífica especiaizada em preparação de cabeçotes, eles vão cuidar bem dele.
Rodas desempenadas, faltya pintura. Paguei 150 pro cara desempenar o par, o primeiro que eu levei as rodas pra ele nem quis vê-las, então foi bem pago.
Quadro, balança e suporte frontal do motor pintados com pintura eletrostática, muito boa qualidade. E algumas peças que faltavam que consgui com o cara da 'Casa da CB' em minas. Usadas, mas em perfeito estado, o porta corrente, as grades do motor e o par de acabamentos da marmita, esses últimos precisam de um cromo, o que fica pro fim desse mes, já que o meu dinheiro já tá no fim.
Radiador e disco traseiro da 450, o meu radiador da sete galo ficava um pouco feio por causa do estilo da moto ser diferente, não combinava, então comprei esse aí, e os discos eu comprei um par, pela foto vc pode notar a diferença de diâmetro, que é de 40mm se não me engano, depois vou perfurá-lo, plagiando a idéia de um amigo do fórum da CB, o grande Juca Bala. Espero que ele não se importe.
E agora o que realmente me manteve ocupado durante alguns dias/semanas.
O grande problema era o eixo secundário (o eixo onde vai o pinhão) que o antigo dono soldou a ponta para prender o pinhão. Então peguei o eixo de um câmbio completo que tive que comprar e substituí. Até aí tudo bem, só que na hora de montar tudo foi um problema, a corrente de comando embaraçou entre o virabrequim e a bomba de óleo, quando forcei o virabrequim para fazer a corrente desembaraçar, eu acabei quebrando uma parte da carcaça da bomba de óleo, ode vai fixado o porta corrente do baanceiro.
Ainda bem que eu conheço um soldador muito bom, senão eu estaria com problemas.
Loctite que eu usei como junta para as carcaças, muito bom.
Eixo do câmbio já montado, só consgui fazer isso com ajuda do catálogo de peças.
Agora só estou esperando o meu cabeçote ficar pronto, deixei numa retífica especiaizada em preparação de cabeçotes, eles vão cuidar bem dele.
Agora também aumentei a cilindrada da minha CB, agora ela é uma 440, com camisas de cromo silício e pistões hipereutéticos, a vantagem é que meu motor fica com desempenho de 450, porém não preciso trocá-lo por um de 450. Assim mantenho a originalidade estética da moto.
Camisas 440.
Assinar:
Postagens (Atom)