quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Tutorial: Desmontando as Bengalas.

Faz tempo desde a última postagem hein? Pois bem, resolvi desmontar as bengalas pra polir os copos enquanto num entra uma grana pra ir dando continuidade no projeto e o cambio novo num chega. Tô postando pra vcs todo o processo de desmontagem da bengala da CB, deve servir pra maioria das motos, já que naum muda muita coisa do sistema de uma pra outra.

Primeiro de tudo, aconselho a fazer isso com as bengalas ainda montadas na moto, mas como já havia desmontado tudo, o jeito foi improvisar mesmo.

O primeiro parafuso a ser solto é esse aí da foto, fica em baixo da bengala. Se não me engano usa uma allen 6. Qdo vc soltar ele a mola interna é solta, por isso é aconselhavem que seja frito numa bancada com a bengala na posição horizontal, evitando que alguma parte caia no chão.
Deixe escorrendo o óleo em um vasilhame, não precisa ter pressa.
(depois eu coloco a foto na posição certa)

Com uma chave de fenda retire a proteção do retentor

Vc vai ver essa imagem:

Faça uma limpeza leve com uma estopa ou pedaço de papel higienico.
Em seguida retire a trava do retentor com uma chave de fenda.
Agora vc olha pro retentor e pensa: Fudeu!

Tem tres formas de tirá-lo dalí, a primeira é destruindo ele com uma chave de fenda ou talhadeira, mas não valeria o trabalho do tutorial, a segunda é levar no mecanico e pagar uma grana, tbm não vale o tutorial... Agora a grande sacada que não econtrei na internet e resolvi postar pra vcs. Tava esquecendo, geralmente o parafuso allen que solta as partes da bengala fica agarrado por causa da sujeira com graxa e óleo, coloque uma chave de fenda dentro da bengala e balance pra cima e pra baixo até que o parafuso saia.
Agora, como espero que vc não tenha um saca retentor em casa, arrume uma panela pequena de preferencia velha, encha com água e ponha no fogo. Deixe a bengala cozinhando lá até começar a formar bolhas no fundo da panela, deve estar a mais ou menos 90 graus.

Como o copo da bengala é de aluminio e a alma do retentor é de aço, o aluminio dilata mais que o retentor com o calor, então ele sai mais macio. Cuidado quando for pegar a peça pq vai estar quente, aconselho o uso de uma flanela ou pano de prato velho. Não tenho foto dessa parte pq tem que ser rápido, antes que o conjunto comece a esfriar de novo.


Agora é só usar uyma chave de boca de bom tamanho como alavanca e tirar o retentor, seguindo o movimento:
é só usar a beirada do copo como apoio e a chave como alavanca

Agora é só desenroscar o bujão superior da bengala. Se vc estiver com a suspensão montada fica mais fácil, se não, prenda o tubo na parte inferior da mesa para te dar mais apoio.
Aqui parece que a chave é em polegadas, pq a 17 fica apertada e a 18 fica frouxa, o jeito foi usar uma chave inglesa, que comprei para desmontar as mesas do quadro
quando já tiver folgado o bujão, pode soltar o tubo da mesa, assim vc poderá ter mais liberdade para terminar o serviço. Depois de solto o bujão, vc terá aceeso à mola principal
Então agora é só tirar a flauta
As vezes a peça de aluminio que fica na extremidade da flauta prende, tente bater com algo macio como madeira, o cabo da chave de fenda ou um martelinho de pvc se vc tiver
Só fica mais uma peça no tubo que é onde fica alojada a flauta, mas como não sei como retirá-la dali e nem preciso que ela saia, ela vai ficar lá
Depois é só lavar tudo com gasolina e montar denovo, como ainda vou ter que dar um acabamento nos copos, só vai ter tutorial da montagem daqui a umas tres semanas mais ou menos.

Uma dica importante na hora da montagem é não misturar as peças da bengala esquerda com a da direita, pois com o passar do tempo as peças vão se ajustando umas as outro por desgaste natural.



Fiz este tutorial pois não encontrei na internet onde mostrasse como retirar os retentores sem ferramenta específica e sem destruí-los, espero que os amigos aproveitem.

Só peço que se forem postar em algum fórum ou outro blog, coloquem o link ou me dê os créditos, ok?

37 comentários:

  1. Num tem de quê... Ajudar é a minha única intensão aqui!

    ResponderExcluir
  2. Burro, é intenção, com "Ç"... Além de tudo é analfabeto. kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Caro colega, não importa a forma, mas o conteúdo que o nosso amigo postou. Para quê uma escrita perfeita se o mais importante, está sendo dito e de forma clara? Para ajudar, não existe idioma certo, pois na ação do gesto todos se entendem, isso é o importante.
    O tutorial ficou muito bom e pode nos ajudar a todos. Muito boa sacada a idéia de colocar na água. Como troca podem entrar em contato comigo que tenho catálogo e mapa de qualquer modo Honda. francopimentel01@yahoo.com.br
    Abraço,
    Franco

    ResponderExcluir
  4. Desculpe, quis dizer "Moto" e não modo.
    abraço.

    ResponderExcluir
  5. Valeo, tava eu navegando por ai até que encontrei a matéria. Muito Legal compartilhar suas experiências. Na verdade eu procuro um manual, livro ou sei lá o que ilustrando muma desmontagem de câmbio de motos, mas achei interessante.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom, gostei!
    De quanto tempo eu preciso trocar o óleo das bengalas?
    e que óleo usar?

    meuito bom!

    ResponderExcluir
  7. 130 ml se soh tirar

    135 ml se tirar e lavar com gazolina

    ResponderExcluir
  8. aquele olho de direção hidraulica um vermelho...

    ResponderExcluir
  9. valeu amigo me tirou a duvida blz. abraço.

    ResponderExcluir
  10. da para cortar aqela mola ?
    pra rebaixar a frente da moto?

    ResponderExcluir
  11. ótima atitude a de expôe as fotos e explicação.

    ResponderExcluir
  12. tenho uma fan 06 como vou saber a quantidade certa de óleo que terei que pôr ao montar a bengala

    ResponderExcluir
  13. parabens amigao,achei sua explicacao massa pra quem quer fazer o servico ta blz...abracos

    ResponderExcluir
  14. Parabéns!!! Muito útil e bem explicado, com fotos esclarecedoras, obrigado pela boa vontade de fazer esse tutorial.

    ResponderExcluir
  15. MUITO BOM O TUTORIAL, AJUDA A PRESERVAR NOSSAS MENINAS 400, A RESPEITO DO OLEO UTILIZADO NA SUSPENSAO TRATA SE DO ATF TIPO A, Automatic Fluid Transmission, ou seja Fluido de Transmissao
    Automatica o mesmo usado em cambio automatico de alguns caminhoes e retroescavadeiras ele e vermelho facil de encontrar no mercado de auto peças.Deek o prazo e de 1 ano para a troca, ou antes se retentor vazar. Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  16. muito bom, são raras as pessoas que fazem isso com a única intensão de servir os amigos. parábens pelo tutorial, ficou muito bem detalhado cada passo a ser feito. tambem tenho uma cb e vou aproveitar as dicas para trocar os retentores ja que estão no final da vida util.
    alem dos retentores sera que acho facil os raspadores das bengalas? as da minhas estão bem ressecadas e seria bom troclas pois evita riscos nas hastes.
    se alguem souber onde encontralas ficarei agradecido
    valeu..

    ResponderExcluir
  17. cara não sei nem como te agradecer,vc me salvou.Eu tava pra ficar louco aqui tentando tirar o retentor da minha cbx 200 strada.Fui procurar ajuda na net e econtrei esse blog.muito obrigado mesmo,continue repassando esses conhecimentos pois eles podem salvar uma vida!!!

    ResponderExcluir
  18. Parabéns, parceiro! Mandou muito bem e ajudou muita gente!

    ResponderExcluir
  19. não liga para esses mocorongo que se preocupam com as palavras çertas para aprender o que não é ensinado pelos professores de graça

    ResponderExcluir
  20. Valeu pelos comentários pessoal, a recompensa de repassar o conhecimento é saber que o esforço não foi em vão. A disseminação do conhecimento contamina a mente e inflama os corações, rs.

    Avante CB 400! Nunca deixem suas máquinas morrerem, em breve (daqui a um ano) vou adotar mais uma.

    ResponderExcluir
  21. cara vc fazer isso ai é legal o ato pra ajudar, mas eu acho uma merda fazer isso, prefiro pagar pra fazer kkkkkk.as vezes o barato sai caro.

    ResponderExcluir
  22. Parabéns. é isso mesmo, eu já troquei os retentores da minha CB 2 vezes. Eu prefiro tirar a bengala completa da mesa, ao invés de retirar a mesa junto com a bengala(como na foto). No caso só se for trocar a caixa de direção(rolamentos) da mesa, aí desmonta tudo. Abços

    ResponderExcluir
  23. Amigo, minha CB 450 DX está "chimando" muito de frente. O que vc. acha que pode ser: gilimoto@uol.com.br - marcelo

    ResponderExcluir
  24. vou desmontar da minha moto e estava procurando exatamente isto; ficou otimo

    ResponderExcluir
  25. queria saber como vc desmontou o lado que temo furo fixo que aperta a porca no eixo,ele tem o parafuso embaixo tambem?

    ResponderExcluir
  26. tou com uma duvida sobre a posicao do retentor da fan 125 a mola e pra cima ou pra baixo

    ResponderExcluir
  27. Qual o tamanho da chave para desmontar a bengala da canela? Aquela q pode ter um prolongador. parabéns pelo Post!

    ResponderExcluir
  28. Como polir a suspencao da moto , vc nao explicou

    ResponderExcluir
  29. Como polir a suspencao da moto , vc nao explicou

    ResponderExcluir
  30. Amigo vou te falar...Nota mil!Estava tomando uma surra com um retentor da yes...Utilizei o macete da panela com agua e, show de bola...Merece meus cumprimentos!

    ResponderExcluir
  31. Gostei bastante do tutorial,mas faltou uma informacao importante, quantos mililitros de oleo vao em cada bengala...valeu

    ResponderExcluir
  32. Gostei bastante do tutorial,mas faltou uma informacao importante, quantos mililitros de oleo vao em cada bengala...valeu

    ResponderExcluir
  33. MUITO BOM CARA, ME AJUDOU MUITO!!!

    ResponderExcluir
  34. Muito bom e fácil de entender. Só tenho uma duvida quanto a posição da mola, se a seção mais comprimida é para cima ou para baixo. Valeu e abs.

    ResponderExcluir