Faz tempo desde a última postagem hein? Pois bem, resolvi desmontar as bengalas pra polir os copos enquanto num entra uma grana pra ir dando continuidade no projeto e o cambio novo num chega. Tô postando pra vcs todo o processo de desmontagem da bengala da CB, deve servir pra maioria das motos, já que naum muda muita coisa do sistema de uma pra outra.
Primeiro de tudo, aconselho a fazer isso com as bengalas ainda montadas na moto, mas como já havia desmontado tudo, o jeito foi improvisar mesmo.
O primeiro parafuso a ser solto é esse aí da foto, fica em baixo da bengala. Se não me engano usa uma allen 6. Qdo vc soltar ele a mola interna é solta, por isso é aconselhavem que seja frito numa bancada com a bengala na posição horizontal, evitando que alguma parte caia no chão.


Deixe escorrendo o óleo em um vasilhame, não precisa ter pressa.

(depois eu coloco a foto na posição certa)
Com uma chave de fenda retire a proteção do retentor

Vc vai ver essa imagem:

Faça uma limpeza leve com uma estopa ou pedaço de papel higienico.
Em seguida retire a trava do retentor com uma chave de fenda.

Agora vc olha pro retentor e pensa: Fudeu!

Tem tres formas de tirá-lo dalí, a primeira é destruindo ele com uma chave de fenda ou talhadeira, mas não valeria o trabalho do tutorial, a segunda é levar no mecanico e pagar uma grana, tbm não vale o tutorial... Agora a grande sacada que não econtrei na internet e resolvi postar pra vcs. Tava esquecendo, geralmente o parafuso allen que solta as partes da bengala fica agarrado por causa da sujeira com graxa e óleo, coloque uma chave de fenda dentro da bengala e balance pra cima e pra baixo até que o parafuso saia.

Agora, como espero que vc não tenha um saca retentor em casa, arrume uma panela pequena de preferencia velha, encha com água e ponha no fogo. Deixe a bengala cozinhando lá até começar a formar bolhas no fundo da panela, deve estar a mais ou menos 90 graus.


Como o copo da bengala é de aluminio e a alma do retentor é de aço, o aluminio dilata mais que o retentor com o calor, então ele sai mais macio. Cuidado quando for pegar a peça pq vai estar quente, aconselho o uso de uma flanela ou pano de prato velho. Não tenho foto dessa parte pq tem que ser rápido, antes que o conjunto comece a esfriar de novo.

Agora é só usar uyma chave de boca de bom tamanho como alavanca e tirar o retentor, seguindo o movimento:

é só usar a beirada do copo como apoio e a chave como alavanca


Agora é só desenroscar o bujão superior da bengala. Se vc estiver com a suspensão montada fica mais fácil, se não, prenda o tubo na parte inferior da mesa para te dar mais apoio.

Aqui parece que a chave é em polegadas, pq a 17 fica apertada e a 18 fica frouxa, o jeito foi usar uma chave inglesa, que comprei para desmontar as mesas do quadro

quando já tiver folgado o bujão, pode soltar o tubo da mesa, assim vc poderá ter mais liberdade para terminar o serviço. Depois de solto o bujão, vc terá aceeso à mola principal

Então agora é só tirar a flauta

As vezes a peça de aluminio que fica na extremidade da flauta prende, tente bater com algo macio como madeira, o cabo da chave de fenda ou um martelinho de pvc se vc tiver

Só fica mais uma peça no tubo que é onde fica alojada a flauta, mas como não sei como retirá-la dali e nem preciso que ela saia, ela vai ficar lá

Depois é só lavar tudo com gasolina e montar denovo, como ainda vou ter que dar um acabamento nos copos, só vai ter tutorial da montagem daqui a umas tres semanas mais ou menos.
Uma dica importante na hora da montagem é não misturar as peças da bengala esquerda com a da direita, pois com o passar do tempo as peças vão se ajustando umas as outro por desgaste natural.

Fiz este tutorial pois não encontrei na internet onde mostrasse como retirar os retentores sem ferramenta específica e sem destruí-los, espero que os amigos aproveitem.
Só peço que se forem postar em algum fórum ou outro blog, coloquem o link ou me dê os créditos, ok?